quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Cemitério da Recoleta - Museu a céu aberto


Há muito o que se aprender sobre um povo a partir do estudo de seus ritos funerários.

Na Argentina é possivel fazer uma visita monitorada ao Cemitério da Recoleta e entrar em contato com alguns aspectos importantes sobre a cultura do lugar.





O cemitério da Recoleta é o mais antigo cemitério público de Buenos Aires, data de 1881. Nele estão sepultados heróis da Independência, presidentes da República, militares, cientistas, artistas, intelectuais.
Merece a visita pela sua sumptuosidade, sua beleza escultural, e também pela importância dos que ali, descansam eternamente.




Entre eles os restos mortais de Eva Peron
Não chores por mim Argentina,
minhalma está contigo,
A vida inteira eu te dedico, mas não me deixes, Fica comigo,
Jamais o poder ambicionei, mentiras falaram de mim,
Meu lugar é do povo a quem sempre eu amei,
Eu só desejo sentir bem de perto o seu coração batendo por mim com fervor,
Que nunca me vou esquecer,

Essa escultura me chamou atenção por representar a vida de uma mulher. Uma professora italiana que fundou a primeira escola de normalistas em Buenos Aires



Este cemitério como vários outros nos remetem a necessidade do homem de eternizar-se perante a sociedade e fazer do seu túmulo um símbolo de prosperidade. Assim, os jazigos foram confeccionados por artistas trazidos da Europa especialmente para adornar a morada definitiva.

Os aspectos monumentais, ou humildes dos mausoléus representavam indiretamente a importância de determinadas famílias perante à sociedade da época.
Endereço: Junín 1760, Recoleta

5 comentários:

  1. coisa linda mesmo, heim. sempre que viajo vou ao cemitério do país, mas em BsAs, nas duas vezes que fui não tive tempo... gostei da escultura da professora.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Dois pontos interessantes para se visitar em qualquer lugar são: os cemitérios, pois neles há representações importantes de um povo, independente de sua camada social, vide os diferents tipos de cemitérios; e os Mercados Municipais,aí...vale a dica.

    ResponderExcluir
  4. Quanta coisa interessante e representações os cemitérios retratam. Parabéns pela iniciattiva!

    ResponderExcluir
  5. Estive lá recentemente, achei obras vultuosas de rara beleza, coisas impressionantes de se ver, vale a pena mesmo , quando for para lá, visitar estes lugares onde a obra de arte é simplesmente magnífica.

    ResponderExcluir